Stripes: O Framework web para quem tem mais o que fazer.

Estou trabalhando em um projeto, freelance, que pode ser resumido a meia dúzia de cadastros e uma de relatórios. Iremos utilizar uma interface web baseado no trio Struts+Tiles+Validator e JPA sobre Hibernate para mapeamento O/R .
A equipe, de três pessoas, possui um bom relacionamento com Struts+Tiles+Validator, até gostamos muito do trio. Mas os xmls necessários nos irritam um pouco por conta dos frequentes merges, no servidor de versões, durante a fase de desenvolvimento. Para mitigar o problema usaremos o XDoclet para gerar os xmls a partir de comentários JavaDoc nas classes Action e ActionForm.

Mas ainda tinha um problema:

  • Por não gostar dos XMLs do Hibernate, o framework de mapeamento O/R foi substituido. Já que odeiamos os XMLs do Struts então por que usar uma alternativa sem xml?

Primeiro me aproximei do Spring MVC. Interessante. As funcionalidades eram as que eu estava procurando. Mas também tem um xml de configuração, então esquece.

Então olhei o Mentawai, mas ele trocava o XML por uma classe Java. O que já é um ganho, visto que o compilador pode ajudar e dá para fazer hot-deploy no Tomcat. Mas ainda assim, não era isso que eu queria. Continuava tudo em um arquivão central de configuração.

Continuando a busca, vi um tópico no GUJ sobre um framework MVC que utilizava annotations para configuração, Stripes era o nome. Mesmas funcionalidade do Struts, sem xml, prefere convenções à configurações, as configurações ficam nas classes actions… Parece legal, fui dar uma olhada…

O Stripes é um Struts+Tiles+Validator sem os arquivos XML de configuração. E não será necessário usar o XDoclet, porque não tem nada para ser gerado 🙂

Mais do que substituir ele procura não exigir configurações. Dando ênfase as convenções. Permitindo, inclusive, modificar essas convenções.

Após os testes, migrei o que já tinha sido feito na aplicação e estamos usando este framework. Após 5 minutos explicando como funciona o novo framework e 25 minutos acompanhando o desenvolvimento de um exemplo, os desenvolvedores superaram a produtividade que tinham com a combinação Struts+Tiles+Validator.

A documentação oficial tem espaço para melhorias(não é feita em um wiki por acaso), mas é possível sobreviver com o que se acha na internet:

[],
AC

Anúncios

4 opiniões sobre “Stripes: O Framework web para quem tem mais o que fazer.

  1. Falae Rapaz, peguei um freela para fazer.
    No trabalho uso esse trio e gosto tmb.
    Geralmente em freela uso o mentawai, onde gosto muito.
    Porem to com duvida nesse freela em 3 opcoes.
    Wicket(gostei, mas ainda preciso pegar o jeito com orientacao a componentes)
    Stripes(vi a mais ou menos 3 horas atras to curtindo)
    e o melhor de todos o RoR.
    Porem, nao tenho tempo de garantir algo bom com Ruby ainda. =)

    Conta a opnião/experiencia sobre Stripes e me manda um email assim que for respondido.
    Ja usou RoR ou Wicket, se sim o que achou?
    Abracao!

  2. Alexandre,

    – Wicket eu rodei os exemplos dele e dei uma olhada em como fazer umas duas telas de cadastro que eu tinha no momento. Nada além disso.

    – RoR eu estou estudando e estou bem empolgado. Se não tiver tempo de estudar um pouco antes, melhor não arriscar.

    – O Stripes eu tenho gostado muito. Inclusive tem sido a minha primeira opção para os freelances que tenho feito e não tenho tido problemas com ele.

    Aparentemente, você não está com muito tempo para estudar. A princípio o Stripes tem uma curva de aprendizado muito menor, do que as alternativas que você apresentou, uma vez que você já trabalhou com outros frameworks que possuem a mesma idéia.

    [],
    AC

  3. Cara, legal o tópico. Estou num estudo aprofundado de Stripes, para usar suas melhores práticas. E minha empolgação aumenta, linha após linha de código. Já tive experiencia com outros, especialmente Struts e JSF. Não dá pra explicar, tem que experimentar. Para mim, stripes com sua excelente integração com Spring tornam o desenvolvimento no mínimo divertido.

    Abraço.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s