Aprendendo a programar

Como já expliquei, trabalho com desenvolvimento de software desde 2002. E, já trabalhei com empresas de micro à multi-nacionais. Do setor público, privado, mistas e a Petrobras 🙂

Recentemente, amigos e irmão de amigos que vem me perguntar como começar a programar.

De tanto responder a essa pergunta, comecei a criar, na minha cabeça, um guia para iniciante. Basicamente, uma trilha que eu costumo sugerir a todos os que começam.

Este guia tem como premissa, formar um programador de Aplicativos Web que irá utilizar a linguagem Ruby com o framework Rails.

A primeira coisa que costumo explicar para as pessoas, é que para programadores, saber ler em Inglês não é diferencial, mas requisito.

Dito isso, segue meu caminho das pedras:

  • Blocky: É o primeiro contato com programação que você deveria ter. A partir daqui dá pra ter uma idéia do que é o nosso trabalho.
  • Squeak: Learn Programming with Robots: Vai te introduzir no que é fazer um programa.
  • Programming Ruby: Vai te introduzir na linguagem.
  • Ruby Warrior: Mesma idéia do Blocky e do Squeak, mas usando a linguagem Ruby, desta vez. Acho interessante ver este, depois de ler o livro de Ruby, porque você já terá sido apresentado aos conceitos da linguagem.
  • Growing Object-Oriented Software, Guided by Tests: Primeira coisa que você deveria aprender, depois de programar, é como validar se seu programa funciona como você espera. Os exemplos estão escritos na linguagem Java, mas é fácil de entender.
  • Agile Web Development with Rails 4: Aqui você vai construir uma aplicativo web de e-commerce usando a linguagem Ruby e o framework Rails. Além de aprender o framework, o livro é útil por sugerir uma forma de trabalho para o programador.
  • Javascript: The good parts: Vai ensinar a escrever código JavaScript, a única linguagem que roda no browser, que cause menos problemas para manter e evoluir.

Ao final dessa linha de estudo, espero, que você tenha conhecimento suficiente para começar a traçar o seu próprio caminho.

Pretendo atualizar esse texto, caso eu veja algum livro me chame atenção o suficiente, para eu defendê-lo como básico. Por exemplo, quando encontrar um sobre banco de dados relacionais que use, preferencialmente, o SQLite, PostgreSQL ou MySQL nos exemplos.

Esta é a minha visão de como começar a programar. E, você o que pensa sobre ela? Alguma sugestão?

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s